Logo da Fundação Cásper Líbero

Faculdade Cásper Líbero apresenta nova marca e reforça seu compromisso histórico com a formação em comunicação

Imagem ilustrativa para a matéria
Imagem do autor

Por Fundação Cásper Líbero

Foto: Espaços Físicos/Faculdade Cásper Líbero



A Faculdade Cásper Líbero inicia um novo momento institucional com a atualização de sua identidade de marca. Mais do que um reposicionamento, o movimento reforça o compromisso histórico da instituição com a excelência na formação em comunicação, em diálogo com as transformações do mercado, das linguagens e da cidade de São Paulo.

Desenvolvido ao longo de 2025, a partir de um projeto iniciado no final de 2024, o rebranding contou com o envolvimento direto da Direção da Faculdade Cásper Líbero e com a parceria da agência Ana Couto. “A atualização da identidade está alinhada à missão de sua Fundação, de preservar o legado da instituição e, ao mesmo tempo, assegurar sua evolução contínua.”, afirma Maria Cristina de Paula Abreu, Superintendente Geral da Fundação Cásper Líbero.

A nova identidade respeita a trajetória da Cásper Líbero ao mesmo tempo em que projeta a instituição para os desafios contemporâneos da comunicação. Conectada à dinâmica urbana, ao mercado e à prática profissional, a marca expressa a compreensão de que comunicar exige método, repertório, tecnologia, velocidade e propósito. O conceito que orienta o projeto, sintetizado na ideia de “Comunicar é Poder”, busca comunicar para informar, transformar, mobilizar e dar protagonismo a novas vozes.

O lançamento da nova marca acompanhará um manifesto visual que percorre marcos emblemáticos da Avenida Paulista, como o MASP, e chega à fachada da própria Faculdade, reforçando sua presença como ícone paulistano e polo de formação de comunicadores. São Paulo deixa de ser apenas cenário e passa a ser linguagem, território e inspiração da marca, uma cidade que pulsa comunicação e dialoga diretamente com a formação proposta pela Cásper.

Essa relação se expressa, inclusive, na apropriação da identidade paulistana como ativo simbólico da marca: o “SP” está presente não apenas no endereço e na história da instituição, mas também no próprio nome “CáSPer”, reforçando sua origem cosmopolita, urbana e conectada ao centro das decisões da comunicação brasileira.

Foto: Digital/Faculdade Cásper Líbero



“Esse movimento marca um soft open, com melhorias estruturais, novos espaços de convivência e o lançamento de cursos de pós-graduação, nas modalidades presencial e EaD (Ensino à Distância), preparando a instituição para a celebração de seus 80 anos, em 2027”, afirma Ronaldo Toniete, Executivo da Faculdade Cásper Líbero que esteve à frente do projeto.

Essas iniciativas integram um processo contínuo de atualização da Faculdade Cásper Líbero, alinhado às transformações do mercado, das linguagens e das práticas profissionais da comunicação, e reforçam o compromisso da instituição com uma formação conectada à realidade contemporânea.

Fundada em 1947, a Faculdade Cásper Líbero é reconhecida como a mais tradicional instituição de comunicação e jornalismo da América Latina. Localizada no coração de São Paulo, na Avenida Paulista, a Faculdade construiu ao longo de quase oito décadas uma relação direta com a cidade, com a cultura e com o desenvolvimento do jornalismo, da mídia, do audiovisual e da comunicação brasileira.

Pioneira no ensino de Jornalismo no Brasil, a Cásper Líbero expandiu sua atuação com a criação dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet, que, em 2025, passou a se chamar Audiovisual, acompanhando as transformações das linguagens, das plataformas e do setor da comunicação. A instituição mantém uma formação conectada à prática profissional, sustentada por um corpo docente reconhecido pela excelência acadêmica e pela atuação no mercado.

A relevância da Cásper também se expressa na trajetória de seus egressos, que ocupam posições de destaque em diferentes áreas da comunicação brasileira. Passaram pela instituição jornalistas e comunicadores como César Tralli, Maju Coutinho, Mônica Bergamo, Ellen Nogueira, Mari Palma, Clóvis Rossi, Gilberto Dimenstein e Gugu Liberato, dentre muitos outros. Uma história construída por gerações e que segue em expansão, com novos profissionais que continuam, e continuarão, a sair da Cásper para informar, interpretar e transformar a sociedade brasileira.

Compartilhe

Categorias

Destaques
Ver mais