Faculdade Cásper Líbero

Faculdade Cásper Líbero

Primeira escola superior de Jornalismo do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero foi criada em 16 de maio de 1947 (data em que se comemorava o 41º aniversário do jornal “A Gazeta”), como parte das disposições testamentárias do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero.

No testamento o jornalista delineou o que pretendia para aquela que nasceu como “Escola de Jornalismo Cásper Líbero”, no seguinte trecho:

“b) – objetivo cultural de criar e manter uma escola de jornalistas e ensinamentos de humanidades, particularmente português, prosa, estilo, literatura, eloquência, história e filosofia, em cursos de grandes proporções, a começar pelo secundário e finalizar pelo superior;”

A entidade de ensino nasceu ao lado do Palácio da Imprensa, na Avenida Cásper Líbero, 58, ocupando inicialmente um andar do Condomínio Santa Júlia. Muitas aulas eram ministradas no auditório do Palácio da Imprensa, localizado do outro lado da calçada, no número 88. Quando a Faculdade Cásper Líbero nasceu a Rua da Conceição já recebia o nome de seu patrono e a Fundação contava com apenas três anos de existência. Apenas no final da década de 60, a faculdade transferiu-se totalmente para o Edifício Gazeta, na Avenida Paulista, 900.

NoTexto_Fac_1

Posteriormente, a instituição ampliou sua atuação no ensino da Comunicação Social, passando a oferecer também as habilitações em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio e TV. A Faculdade Cásper Líbero desenvolve ainda programas de pós-graduação em nível de mestrado e de especialização, mantém um centro interdisciplinar de pesquisa e promove a realização de cursos livres e de extensão universitária.

Mantida pela Fundação Cásper Líbero e instalada no endereço que se transformou em um símbolo da cidade de São Paulo – a Avenida Paulista, 900 –, a Faculdade Cásper Líbero faz parte de um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pelas Rádios Gazeta AM e FM e pelo site Gazeta Esportiva Net.

Uma das grandes preocupações da Faculdade Cásper Líbero, ao longo dos seus mais de sessenta anos de existência, é fazer com que a capacitação técnica dos alunos seja complementada por uma formação ética e humanística de excelência – absolutamente necessária a qualquer atividade no mundo da Comunicação. Assim, a Faculdade acredita que a relação ensino-aprendizagem deva constituir uma experiência estimulante, produtiva e prazerosa, que passe pelo crivo de um consistente embasamento sociocultural.

A Faculdade Cásper Líbero vem se firmando como uma importante parceira das empresas de comunicação brasileiras – oferecendo a elas boa parte dos talentosos profissionais que passam por suas salas de aula. Somados os cursos de graduação e pós-graduação, a instituição tem, hoje, cerca de 3.000 alunos matriculados, que contam com a atuação de 124 professores e 84 funcionários.

Reconhecida nos âmbitos acadêmico e profissional, a Faculdade Cásper Líbero orgulha-se de ter recebido, em 2007, o Prêmio Luiz Beltrão, na categoria “instituição paradigmática”, outorgado pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, e de ter obtido, em 2009, a primeira colocação no Guia Imprensa – As Melhores Faculdades de Jornalismo do Brasil, de acordo com os seguintes parâmetros: corpo docente, projeto pedagógico, experiência laboratorial e presença discente no mercado de trabalho.

NoTexto_Fac_2O curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero conta com a atuação docente de profissionais de sólida formação acadêmica e vasta experiência no mercado. O número de órgãos laboratoriais, supervisionados por professores, para a prática discente reúne o Laboratório de Web Jornalismo – exercido no próprio Portal da Faculdade –, a Rádio Universitária (cuja programação é criada e produzida, integralmente, pelos alunos), o house-organ A Imprensa (o mais antigo do Brasil, desde 1949), as revistas Esquinas e Cásper e o programa de TV Edição Extra, único no gênero a ser transmitido regularmente em TV aberta no País. Destaca-se ainda o Workshop de Telejornalismo, realizado, desde 2003, em parceria com o Consulado dos EUA.

O Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero está concentrado na identificação e compreensão dos novos significados da Comunicação na contemporaneidade, investigando a dinâmica dos avanços tecnológicos, dos mercados profissionais e dos processos e produtos da mídia, por meio das seguintes linhas de pesquisa: “Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado” e “Produtos Midiáticos: Jornalismo e Entretenimento”.

O Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade Cásper Líbero proporciona a especialização e o aperfeiçoamento na área da Comunicação Social, ou ainda a qualificação para o exercício do magistério superior, por meio das seguintes linhas de pesquisa: “Teoria e Práticas da Comunicação”, “Comunicação Jornalística”, “Marketing e Comunicação Publicitária” e “Comunicação Organizacional e Relações Públicas”.

Criado em 2000, o Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) tem como objetivo estimular e fomentar a produção de pesquisa acadêmica na Faculdade Cásper Líbero e o desenvolvimento de projetos que levem à reflexão sobre a realidade social do universo da Comunicação. Nestes 15 anos, o CIP já apoiou, por meio de seu programa de concessão de bolsas, mais de 200 projetos docentes e de Iniciação Científica, distribuídos entres os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas. A fim de divulgar o conhecimento produzido e ampliar o intercâmbio acadêmico, a Faculdade patrocina dois periódicos científicos, as revistas Líbero e Communicare, cujos conselhos editoriais são formados por pesquisadores doutores de diversas instituições brasileiras.

A Biblioteca José Geraldo Vieira, da Faculdade Cásper Líbero, iniciou suas atividades em 1948, um ano após a inauguração da escola de Jornalismo. Em junho de 2008, ocorreu a modernização do sistema de gerenciamento do acervo, possibilitando o acesso a serviços on-line. Instalada em uma área de 625 m², a Biblioteca conta com um acervo de 48.000 livros, 500 periódicos, 3.800 filmes e diversas bases de dados on-line e em CD-ROM, mantendo um Centro de Documentação e Pesquisa onde se concentram o setor de hemeroteca, o acervo de audiovisual, uma coleção de jornais históricos, a coleção de livros da biblioteca pessoal de Cásper Líbero e outros materiais raros.