Estão abertas as inscrições para a 70ª edição da Prova Ciclística 9 de Julho

Por: Marcio Salles

 

Atletas amadores também poderão se inscrever em edição histórica da corrida

 

A Prova Ciclística 9 de Julho chega à sua 70ª edição com algumas novidades. Neste ano, além da participação de profissionais do ciclismo, a prova será aberta para atletas aspirantes (amadores) que poderão se inscrever a partir de 3º de junho, através do site gazetaesportiva.com. As inscrições são gratuitas e serão encerradas quando for atingido o número máximo de dois mil atletas. A participação será confirmada mediante a presença nos Congressos Técnicos, que serão realizados aos domingos antecedentes à prova, no prédio da Fundação Cásper Líbero.

Pelotão Masculino em 2015. Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Pelotão Masculino em 2015. Foto: Sergio Barzaghi/Gazeta Press

Tradicionalmente realizada no dia 9 de julho, como parte das comemorações da Revolução Constitucionalista de 1932, a corrida ocorrerá no sábado pela manhã e percorrerá algumas das principais ruas e avenidas da capital paulista com largada e chegada na Avenida Lineu de Paula Machado, em frente ao Jockey Club de São Paulo.

A Prova terá o total de 3.500 ciclistas, divididos entre 1.000 no masculino, 500 no feminino e os demais atletas aspirantes. Os principais ciclistas e equipes do país estarão presentes, buscando o topo do pódio em uma “briga” que promete empolgar o público ao longo do percurso.

O pelotão de aspirantes fará a primeira largada às 6h45 e terá um circuito de 28 km a ser completado no tempo de 1 hora. Já a elite masculina largará às 8h05 e terá que completar o percurso de 96,4 km, sendo uma volta de 28,3 km e três voltas de 22,7 km de acordo com trajeto programado. O pelotão feminino também terá a largada às 8h05 e percorrerá o trajeto de 73,7 Km, com uma volta a menos do que o masculino.

Em 2015, a prova voltou a percorrer as ruas de São Paulo e o atleta Joel Candido Junior, equipe Osasco, faturou o topo do pódio. Entre as mulheres, a vencedora foi Camila Coelho Ferreira, da equipe Memorial (Santos). Este ano, os ciclistas passarão mais uma vez por alguns dos principais parques, pontes e avenidas da capital.

Para se inscrever, verificar os trajetos específicos para cada pelotão ou mais informações, acesse gztsp.com/Prova9deJulho.

 

Sobre a Prova

Instituída em 1932 pelo jornalista Cásper Líbero em homenagem à Revolução Constitucionalista e realizada pelo jornal A Gazeta Esportiva a partir de 1933, a Prova Ciclística 9 de Julho é um patrimônio do esporte brasileiro. O evento se tornou um marco na modalidade, sendo objeto de desejo dos atletas e clubes. Ao longo dos anos, os principais nomes do país e destaques do exterior prestigiaram o evento, colocando-o em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional. Sua última edição foi em 2011, dentro do Autódromo de Interlagos, mas agora ela volta para recuperar seu espaço onde surgiu, nas ruas e avenidas paulistanas.

 

Informações para a Imprensa

Consultoria de Comunicação da FPCiclismo
Marcelo Eduardo Braga – MBraga Comunicação
Fones: (11) 98266-6086(T)/96309-4949(C) – Nextel: (11) 947821214 – ID 35*25*86378
E-mail: mbragacom@mbragacom.com.br

Fundação Cásper Libero
Ricardo Nóbrega – Assessoria de Imprensa
Fone: (11) 3170-5514
E-mail: rtnobrega@fcl.com.br