Faculdade Cásper Líbero

Faculdade Cásper Líbero

Primeira escola superior de Jornalismo do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero foi criada em 16 de maio de 1947 como parte das disposições testamentárias do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero. Apenas no final da década de 60, a Faculdade transferiu-se totalmente para o Edifício Gazeta, na Avenida Paulista, 900.

 

Cursos oferecidos

Posteriormente, além do curso de Jornalismo, a instituição ampliou sua atuação no ensino da Comunicação Social passando a oferecer também os cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet.

A Faculdade Cásper Líbero também possui um Programa de Pós-Graduação em nível de especialização e de Mestrado, promove a realização de Cursos Livres e de extensão universitária e mantém um Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP).

 

Estrutura educacional

Ao longo dos seus mais de setenta anos de existência, a Faculdade Cásper Líbero tem como seus pilares a formação ética e humanística e o aperfeiçoamento das habilidades e das competências profissionais, estreitando os laços entre a instituição de ensino e o mercado de trabalho.

Apoia-se em princípios como respeito à ética, compromisso com o desenvolvimento da cidadania, promoção de valores humanos e de cultura voltada à paz e à preservação da vida, desenvolvimento da consciência para responsabilidade social e respeito à diversidade.

A estrutura educacional da Faculdade conta com a Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira, ilhas de edição com softwares específicos de edição de áudio e vídeo, laboratórios de rádio com revestimento acústico, laboratórios de TV, de foto digital, laboratório fotográfico e laboratórios de informática com computadores das linhas PC e Apple, uma quadra poliesportiva, a Sala Aloysio Biondi e o Teatro Cásper Líbero.

A Cásper também desenvolve órgãos laboratoriais que dão aos alunos a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos: a Rádio Gazeta Online, a Produtora Experimental, que produz o programa Edição Extra, da TV Gazeta, e o Núcleo Editorial, onde é produzida a Revista Esquinas.

A fim de divulgar o conhecimento produzido e ampliar a troca de conhecimento acadêmico, a Faculdade patrocina dois periódicos científicos: as revistas Líbero e Communicare, cujos conselhos editoriais são formados por pesquisadores doutores de diversas instituições brasileiras.

Para os alunos que buscam oportunidades de vivências acadêmicas internacionais, a Cásper também possui um Programa de Intercâmbios.

 

Reconhecimento acadêmico e profissional

A Faculdade Cásper Líbero é reconhecida nos âmbitos acadêmico e profissional e vem se firmando como uma importante parceira das empresas de comunicação brasileiras, oferecendo a elas boa parte dos talentosos profissionais que passam por suas salas de aula.

De acordo com o Ranking Universitário da Folha de S.Paulo de 2019, a Cásper Líbero é a melhor instituição particular no curso de Comunicação. Em 2018 na avaliação do Guia do Estudante, a Faculdade obteve excelentes resultados: o curso de Jornalismo recebeu cinco estrelas e os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet foram classificados com quatro estrelas.

Mantida pela Fundação Cásper Líbero e instalada no endereço que se transformou em um símbolo da cidade de São Paulo – a Avenida Paulista, 900 –, a Faculdade Cásper Líbero faz parte de um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pela Rádio Gazeta FM e pelo portal Gazeta Esportiva.