Logo da Fundação Cásper Líbero

9 de Julho

A tradicional Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, criada por Cásper Líbero, é uma homenagem a Revolução Constitucionalista.

Ir para o site
Imagem da Prova 9 de Julho
Imagem ilustrativa para o conteúdo

Representante da história do ciclismo de estrada no Brasil, a Prova 9 de Julho é reconhecida em todo o mundo e teve início em 1933. No geral, a competição permite participantes em três categorias diferentes - aspirantes, atletas federados e atletas de elite.

Pessoas que usam a bicicleta como instrumento de lazer e de esporte compõem a primeira categoria mencionada. Já os competidores federados são aqueles que dispõem de experiência em provas oficiais, enquanto os atletas de elite fazem parte de um seleto grupo que conta com comprovação oficial em circuitos oficiais, de acordo com critérios estabelecidos pela organização da Prova 9 de Julho.

Em 2015, a prova volta às ruas de São Paulo depois de um período sem ser realizada. No ano seguinte, alcança o seu maior número de competidores: 2. 129 participantes. Em 2024, de forma inédita, apresenta um percurso pelo Sistema Anchieta-Imigrantes aberto somente para a categoria Elite de ciclistas.