Logo da Fundação Cásper Líbero

Faculdade Cásper Líbero

Primeira escola superior de Jornalismo do Brasil, a Faculdade Cásper Líbero foi criada em 16 de maio de 1947 como parte das disposições testamentárias do advogado, jornalista e empresário Cásper Líbero.

Ir para o site
Foto da entrada da Faculdade Cásper Líbero
Foto do escadão da Faculdade Cásper Líbero

Cursos oferecidos

Posteriormente, além do curso de Jornalismo, a instituição ampliou sua atuação no ensino da Comunicação Social, passando a oferecer também os cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Audiovisual.

A Faculdade Cásper Líbero também possui um Programa de Pós-graduação Presencial e Online em nível de especialização, com os cursos: Jornalismo, Comunicação Corporativa, Produção Audiovisual para Múltiplas Plataformas, Docência no Ensino Superior, Comunicação Digital e Mídias Sociais e Gestão de Projetos em Comunicação. Promove a realização de Cursos de Curta Duração e de extensão universitária, e mantém um Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP).

Estrutura Educacional

Ao longo dos seus mais de setenta anos de existência, a Faculdade Cásper Líbero tem como seus pilares a formação ética e humanística e o aperfeiçoamento das habilidades e das competências profissionais, estreitando os laços entre a instituição de ensino e o mercado de trabalho.

Apoia-se em princípios como respeito à ética, compromisso com o desenvolvimento da cidadania, promoção de valores humanos e de cultura voltada à paz e à preservação da vida, desenvolvimento da consciência para responsabilidade social e respeito à diversidade.

A estrutura educacional da Faculdade conta com a Biblioteca Prof. José Geraldo Vieira, ilhas de edição com softwares específicos de edição de áudio e vídeo, laboratórios de rádio com revestimento acústico, laboratórios de TV, de foto digital, laboratório fotográfico e laboratórios de informática com computadores das linhas PC e Apple, uma quadra poliesportiva, a Sala Aloysio Biondi e o Teatro Cásper Líbero.

A Cásper também desenvolve órgãos laboratoriais que dão aos alunos a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos: a Rádio Gazeta Online, a Produtora Experimental, que produz o programa Edição Extra, da TV Gazeta, e o Núcleo Editorial, onde é produzida a Revista Esquinas.

A fim de divulgar o conhecimento produzido e ampliar a troca de conhecimento acadêmico, a Faculdade patrocina dois periódicos científicos: as revistas Líbero e Communicare, cujos conselhos editoriais são formados por pesquisadores doutores de diversas instituições brasileiras.

Para os alunos que buscam oportunidades de vivências acadêmicas internacionais, a Cásper também possui um Programa de Intercâmbios.

Foto de uma aula da Faculdade Cásper Líbero Imagem da Faculdade Cásper Líbero Foto do laboratório de Mac da Faculdade Cásper Líbero Foto da sala Aloysio Biondi da Faculdade Cásper Líbero

Reconhecimento acadêmico e profissional

A Faculdade Cásper Líbero é reconhecida nos âmbitos acadêmico e profissional e vem se firmando como uma importante parceira das empresas de comunicação brasileiras, oferecendo a elas boa parte dos talentosos profissionais que passam por suas salas de aula.

De acordo com o Ranking Universitário da Folha de S.Paulo de 2019, a Cásper Líbero é a melhor instituição particular no curso de Comunicação. Em 2018 na avaliação do Guia do Estudante, a Faculdade obteve excelentes resultados: o curso de Jornalismo recebeu cinco estrelas e os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio, TV e Internet foram classificados com quatro estrelas.

Mantida pela Fundação Cásper Líbero e instalada no endereço que se transformou em um símbolo da cidade de São Paulo - a Avenida Paulista, 900, a Faculdade Cásper Líbero faz parte de um complexo de comunicação composto pela TV Gazeta, pela Rádio Gazeta FM e pelo portal Gazeta Esportiva.

Foto de uma palestra no teatro da Faculdade Cásper Líbero