Gazeta AM

Gazeta AM

A Rádio Gazeta (São Paulo), é atualmente uma rádio brasileira da Fundação Cásper Líbero, operando nos 890 kHz em AM.

Foi fundada por Cásper Líbero, como parte de um complexo de comunicações que já possuía o jornal A Gazeta, o mais moderno meio de comunicação impressa da cidade de São Paulo até então.

Na década de 40, com a difusão do rádio no país, Cásper Líbero investiu neste novo meio de comunicação, ao perceber que se o rádio se transformaria em um grande veículo de massa. Começou inicialmente no meio radiofônico ao criar o “Grande Jornal Falado d´A Gazeta”, apresentando com Gumercindo Fleury, na Rádio Cruzeiro do Sul – a partir de 1934. Vendo o sucesso, o empreendedor Cásper Líbero comprou outra emissora, a Rádio Educadora Paulista (que foi a primeira estação radiofônica de São Paulo, de 1923), transformou-a em “PRA-6 Rádio Gazeta”, que iniciou suas atividades em 15 de março de 1943, tendo sua programação dedicada à música erudita, transmitindo os concertos ao vivo de seu auditório. No ano de estreia, a direção musical esteve a cargo do maestro Souza Lima, sendo que a orquestra teve entre seus regentes o compositor Camargo Guarnieri.

A partir de 1963 a programação da rádio passou a incluir programas jornalísticos e esportivos.

Hoje, a Rádio Gazeta 890 kHz AM é uma rádio universitária, com quase todo o seu conteúdo produzido por alunos da Faculdade Cásper Líbero e pela parte dos profissionais da Fundação Cásper Líbero. Em suas instalações, a Rádio Gazeta possui a maior discoteca do país e tem um grande público através da internet, por ser transmitida também on line em seu portal.